WEBQUEST
Tema
FÁBULAS
Introdução
Queridos alunos,
Vamos
juntos, ler e estudar sobre as fábulas, que são histórias curtas que apresentam como personagens animais, homens ou objetos e
apresentam uma moral, um ensinamento.
Por isso, hoje, vocês vão conhecer
algumas fábulas bem interessantes.
Tempo
2 h e 30 min
Público
4º ano D da EMEF “Felício Luiz
Pereira” –Macedônia-SP
A tarefa
1-
Leiam a fábula abaixo e responda:
O galo e a raposa
O galo e as galinhas viram lá de longe, uma raposa e subiram na árvore
mais próxima. A raposa se aproximou da árvore e disse:
- Ora meus amigos, desçam daí não sabem que foi decretada a paz entre os
animais? Vamos festejar esse dia tão feliz!
O galo que também não era tolo respondeu:
- Que ótimas notícias! Mas estou vendo alguns cães vindo ai, eles devem
querer festejar também.
A raposa foi saindo mais rápido que podia.
- Melhor eu ir saindo. Os cães podem não saber da novidade e querer me
atacar.
Moral: Nós devemos tomar cuidado com as amizades repentinas.
1-Quais são os
personagens desta fábula?
2-O que aprenderam
com a moral da fábula?
3-Faça um resumo da
fábula para ler com sua família.
2- Pesquisem outras
fábulas.
3-Respondam a mais questões
sobre as fábulas.
O processo
1-Para começar vocês devem se organizar
em duplas.
2-Depois vocês deverão ler a fábula “O
galo e a raposa”.
3-Em seguida respondam as questões
sobre a fábula.
4-Cliquem nos links abaixo para
conhecer outras fábulas.
5-
Ainda
em duplas, leiam as fábulas Rato da cidade e Rato do Campo e Rato do
Campo e Rato da Cidade, observando os tipos de alimentos que
aparecem. Anotem em seus cadernos as semelhanças e as diferenças.
6-
Releiam
a fábula proposta na atividade anterior e observem como aparecem as falas das
personagens. Há semelhanças e diferenças? Anotem-nas nos cadernos.
7-
Cliquem
aqui e escolham uma
fábula que tenha animais como personagens
e discutam: O que esses animais têm em comum com animais reais e o que têm de
diferente?
8-
Todas
as fábulas têm animais como personagens? Verifiquem clicando aqui.
Anotem os nomes de fábulas que encontrarem.
9-
Leiam a fábula A Cigarra e a Formiga de La Fontaine e A Formiga e a Cigarra de
Esopo. Observem a forma como os textos
são apresentados.
10-
Leia a fábula A Lebre e a Tartaruga de Esopo e a
fábula A Pomba e a Formiga de La Fontaine observe
a forma como a moral é apresentada em ambas as histórias.
11-
Comparem a história A Raposa e as uvas de Esopo e a versão de
Millôr para essa mesma fábula.
Por http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=890&id_pagina=3
12-
Enviem todas as anotações que
fizeram e as respostas para o email a.bene.d@hotmail.com
Os
recursos
Computador (internet)
A
avaliação
Espero
que tenham compreendido que as fábulas não são apenas uma história de animais.
As fábulas fazem com que o leitor pense sobre o seu comportamento e as suas
atitudes. De cada fábula tiramos um ensinamento que nos convida a uma reflexão
sobre situações de nosso dia-a-dia.
Vocês serão avaliados considerando
a participação na resposta das questões que enviarão por e-mail, bem como no resumo do texto a ser ido
para os pais.
Conclusão
Queridos,
Acredito que com esta webquest
vocês aprenderam um pouco mais sobre s fábulas.
Muitos
Beijos e abraços.
Até
breve!!!!!!
Olá, professora,
ResponderExcluirgostei muito dessa fabula é muito interessante,
pq a lebre achava que era quem corria mais rapido do mundo,mas a tartaruga acabou vensendo a lebre. Com essa fabulá aprendi que muitas vezes quem caminha devagar e com constância acaba alcançando seus objetivos.
Laiza Peria
Escola Felicio Luiz Pereira-Macedônia/SP
Ola!
ResponderExcluirLi a fábula A raposa e as uvas de esopo e a de Millor Fernandes. Achei a de Millor mais interessante porque apresenta mais detalhes que eu ainda não conhecia.Adorei conhecer a versão criada por ele.
Júlia Carli
EMEF Felício Luiz Pereira
Macedônia-SP